Banners

terça-feira, 31 de maio de 2011

Secretário analisa reforma do ginásio de Chapada


O Ginásio Municipal de Chapada dos Guimarães será visitado, ainda nesta semana, pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Antonio Azambuja, que irá observar de perto as condições infraestrutural do local. Nessa segunda-feira (30), Azambuja recebeu, em seu gabinete na Seel, o deputado estadual Emanuel Pinheiro que solicitou a reforma do ginásio.

O secretário de Esportes irá analisar as condições do local e estudar a possibilidade da reforma, além de um estudo mais detalhado para ver o que precisa ser feito na estrutura física. "Iremos ver de perto os problemas enfrentados pelos moradores que utilizam o espaço para lazer, e veremos o que pode ser feito para tentar proporcionar à população de Chapada dos Guimarães um espaço mais estruturado para a prática de esportes e lazer, resultando numa melhor qualidade de vida”, destacou.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tapas


Não convidem para a mesma festa Luiz Leite e Gilberto Mello. Na cavalgada, por pouco, muito pouco mesmo, ambos não saíram nas vias de fato. Motivo: Gilberto quer derrubar Leite do Detran e o moço foi para o enfrentamento com o ex-prefeito. Esperamos que não se agrave essa briga entre os dois.

Choro

Na cavalgada de São José, na Água Fria, Gilberto e Osmar Fronner (PMN) “choraram” um no ombro do outro. A conversa é de que para derrubar o Flávio Daltro, Silvino Moreira e Treme-Terra, eles teriam que unir forças na eleição de 2012. Já acertando compromisso de apoio ao vereador Thomas Jefferson – filho de Treme-Terra, para 2016.

No prejú...

O ex-prefeito Gilberto Mello (PR) depois de quase ver a coisa ir para o brejo, agora está querendo reverter a votação da Câmara das suas contas, que foram reprovadas. Dizem que ele até entrou com ação no Fórum para reverter e viabilizar a sua candidatura. Pode ser tarde de mais.

PREFEITURA 2012 - Democratas vão a reboque nas eleições


O partido dos Democratas em Chapada dos Guimarães deve novamente ir a reboque nas eleições municipais. Sem nomes para a disputa eleitoral, o DEM, segundo informações, já iniciou as articulações em busca de espaço para apoiarem uma candidatura a prefeitura em 2012.

Segundo um dos dirigentes do partido, os nomes cogitados na sigla não têm “força“ e possuem uma rejeição alta no eleitorado. Um desses quadros é o nome do ex-vereador Sérgio Resende (DEM), porem sua intenção foi praticamente enterrada pelos próprios correligionários.

“O Sérgio não tem expressão alguma para ser candidato a prefeito, isso não passa de balão de ensaio. A verdade é que o tempo dele já passou e hoje ele não ganha nem para vereador na cidade. Ele tem que baixar a bola e reconhecer que não tem potencial”, declarou o dirigente, que pediu para não ser identificado.

O democrata ainda informou que o DEM já iniciou algumas conversas individuais, inclusive, conversando com o empresário Ricardo Sarmento (PPS), que é pretenso candidato a prefeitura e também com o vice-prefeito Elias Santos (PMDB), outro que está na corrida.

A única representação do DEM na política municipal se resume no mandato de vereador Sandock (DEM), que possui uma atuação pífia. Sandock, inclusive, quase não foi candidato, sob suspeita de ser analfabeto.

domingo, 29 de maio de 2011

Segurança em alta

A segurança em Chapada melhorou 100% com o novo comandante da Companhia da Polícia Militar de Chapada, major Waldemir Soares. Agora os policias estão fazendo rondas a noite e a polícia está nas ruas. Parabéns ao novo comando da PM em Chapada.

Assediado


O empresário Ricardo Sarmento (PPS), contado para disputar as eleições a prefeito de Chapada em 2012, vem sendo sondado por vários partidos para se filiar. Uma das possibilidades é o PT, que quer fechar questão com Ricardo. O problema é que ele enfrentaria a resistência por parte do vereador Carlinhos, que é presidente da sigla no município.

Agecopa viabiliza estudo de reestruturação do sistema de abastecimento de água


Incentivar a consolidação da atividade turística de Chapada dos Guimarães até a Copa de 2014 e estender a toda a população o acesso a água tratada são as finalidades do edital de licitação 02/2011 publicado pela Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – Fifa 2014 (Agecopa).

O custo da elaboração do projeto está estimado em R$ 350 mil. A abertura das propostas das empresas interessadas será realizada no dia 3 de junho.

A ineficiência no fornecimento de água é considerada um problema crônico para a expansão do turismo na região. Todos os anos a falta d’água afeta toda população local, especialmente, nos finais de semana e quando são realizados eventos no município. Entre os eventos, destaca-se negativamente quanto a falta d’água o Festival de Inverno.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, explicou que o edital de abertura de licitação, na modalidade tomada de preço, selecionará a empresa de engenharia que irá elaborar um projeto que atenda as necessidades locais pelos próximos 20 anos. “O município está bastante próximo da Capital e precisa estar preparado para o Mundial”, pontuou.

Com o financiamento dos estudos preliminares e dos projetos básico e executivo pela Agecopa, o município poderá pleitear junto ao Governo Federal a liberação de R$ 10 milhões de uma emenda parlamentar, proposta pela então deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), em 2010. O montante será aplicado na execução das obras de reestruturação do sistema de água.

“A prefeitura não teria recursos para elaborar o projeto e poderia perder o dinheiro da emenda. A intervenção da Agecopa será a salvação para que Chapada possa construir uma base econômica através do turismo”, diz o prefeito Flávio Daltro (PP), ao frisar que metade da população urbana não tem acesso a água tratada.

Engenheiro detalha estudo

O assessor técnico em Engenharia da Agecopa, Delornel Castro Júnior, aponta que o projeto englobará a remodelagem dos sistemas de captação, adução, tratamento, armazenação e distribuição de água aos chapadenses. “Um dos motivos da falta de água frequente é o desperdício pelos problemas estruturais da rede, que causam vazamentos. Cerca de 30% da água tratada não chega às casas”.

A Estação de Tratamento de Água de Chapada dos Guimarães produz 160 metros cúbicos por hora quando a estiagem não atinge os mananciais “Buracão”, “Quineiro” e Monjolo. “Outras três alternativas para fornecimento serão os mananciais ‘Vassoural’, o Cachoeira Rica-Laranjal e a última opção o Rio da Casca”, fala o engenheiro.

A escolha será feita com base na análise técnica sobre o volume de água disponível para captação. “Também vamos avaliar se a estrutura da ETA, construída há 15 anos, é o bastante para atender a demanda pelos próximos 20 anos ou se terá de ser ampliada”, conclui.

sábado, 28 de maio de 2011

Cotado

O pecuarista Edu Broboff vem sendo ventilado como possível opção para prefeitura em 2012. Ele é um nome de consenso dos pecuaristas e ainda de grande influencia junto a Igreja. Uma boa opção.

Estranho

E por falar em Cohab, o vice Elias Santos quando esteve na condição de prefeito mandou arrumar uma única rua do bairro. Sabe se lá o interesse do moço em mandar arrumá-la. Será que foi para fazer média com alguém?

Feirantes reivindicam banheiro público na praça central


Os feirantes e produtores de hortaliças do bairro Olho D’água estão reclamando da falta de estrutura nas feiras de sábado, realizadas na praça Dom Wunibaldo, no centro de Chapada. Eles cobram a construção de um banheiro público para atendê-los.

O grupo de feirantes, formado por Luiz Carlos, Weliston, Gebaldo e Ginaci, contam que iniciam a jornada às 04h30 da madrugada, carregando os veículos e só vão parar às 12h30, quando recolhem as mercadorias não vendidas. Nesse período, todos os feirantes ficam reféns da falta de banheiro.

Eles contam que a solução é utilizar os terrenos baldios da região para fazer as necessidades físicas, apesar do constrangimento e dificuldade para encontra um lugar escondido. “Cada um acaba dando um jeito, mas o ideal seria a construção de uma estrutura pública, ou até mesmo banheiros químicos”, declarou Luiz Carlos.

Ambos afirmaram que já procuraram o prefeito da cidade, Flávio Daltro e alguns vereadores, mas até o momento não foi feito nada. Eles afirmaram que atualmente mais de 50 pessoas exploram o espaço e sentem a mesma necessidade.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desperdício

Um vazamento de água na Cohab, que já faz mais de ano que não arrumam, vem provocando desperdícios. Agora, a prefeitura colocou uma placa, com os dizeres: “cuidado com a dengue”. O Jornal da Chapada vai trazer na próxima edição uma matéria sobre essa situação.

Renovação no PP


O fato do prefeito Flávio Daltro estar de malas prontas para deixar o PP, rumo ao PSD, vem movimentando os bastidores da política chapadense. O presidente regional do partido, Pedro Henry (PP), já acertou com alguns políticos da cidade como Anildo Moreira, Nilton Bueno, Paulinho da Câmara, Jane Anffe e outras lideranças.

Presidente reclama de falhas em operação tapa-buracos


O presidente da Associação de Moradores do bairro São Sebastião, Clotel da Silva, o Toti, denunciou falhas na operação tapa-buracos da prefeitura no bairro. Ele conta que o serviço passou pela região, todavia deixou várias “crateras” sem tapar. “Quero entender qual o sistema utilizado pela prefeitura para escolher os buracos a serem tapados, de 10 buracos, eles passaram e fecharam somente dois”, criticou.

Em poucos metros andados pela avenida principal do São Sebastião, Toti mostrou que uns buracos foram tapados e outros não, inclusive, na porta de alguns estabelecimentos comerciais e até de sua casa. “Não é porque é na porta da minha casa, mas isso se repetiu em vários locais, onde deixaram de tapar os buracos”, disse.

A situação mais crítica é a da rua Maracujá, ao qual o Jornal da Chapada vem denunciando a semanas. Ela encontra-se, totalmente, destruída. O asfalto não existe mais na rua, mas sim uma camada de cascalho. “Isso é uma vergonha o asfalto se deteriorou e a prefeitura veio aqui e jogou um caminhão de cascalho e agora não existe asfalto e fica a poeira incomodando”, relatou.

Ele relatou que a situação de infra-estrutura no bairro é precária, além dos buracos, não tem limpeza nas ruas, a coleta de lixo é precária e falta iluminação pública. “Quero lançar um desafio ao prefeito Flávio Daltro a cumprir pelo menos um terço das promessas de campanha para o bairro. Tenho o plano de governo dele guardado e ele não está cumprindo quase nada, em especial, com o São Sebastião”, desafiou.

Toti também reclamou que no ano eleitoral os primeiros a não saírem do São Sebastião – maiores colégio eleitoral da cidade - são os políticos, mas passadas as eleições eles nem dão as caras na região. “Na campanha os políticos fazem 10 reuniões no bairro contra uma no centro da cidade, mas depois eles mandam varrer 10 vezes no centro e uma aqui no São Sebastião”, disse.

O presidente do bairro afirmou que é sempre bem recebido na prefeitura, quando vai lá reivindicar, mas nada de prático é feito pelo bairro. “Sempre estão com o riso no rosto e me tratam muito bem, mas enquanto isso o povo do bairro está sofrendo e isso eles não vem ver. Precisamos de políticas práticas para o nosso bairro”, declarou.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Querendo entrar


Com a possibilidade de Ladebrair deixar a Educação, o vice-prefeito Elias Santos (PMDB) já estaria de olho na vaga do petista. Elias, inclusive, tem intensificado ações para Ladebrair limpar a cadeira para ele sentar.

Quase fora


O secretário de Educação, Ladebrair Xavier (PT), segundo informações, está prestes a entregar o cargo ao prefeito Flávio Daltro (PP). Ele passou em um concurso público em Nova Brasilândia e analisa a possibilidade de assumir a vaga.

LUTA CONTRA VIOLÊNCIA SEXUAL - Escola faz panfletagem para alertar sociedade


Panfletagem pelas ruas de Chapada, saindo do bairro Olho D’água até o Centro da cidade, além de atividades culturais na praça Dom Wunibaldo, marcaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio.

Sob organização do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Programa de Erradicação do Trabalho (Peti) e Secretaria Municipal de Assistência Social, alunos da Escola Maria Luiza, do bairro Olho D’água, se mobilizaram e fizeram o evento.

A psicóloga Roseli Mascarroz ressaltou a importância de divulgar esse tema – violência sexual contra menores – que acaba ficando nas casas e virando uma rotina na família atingida. “Temos muitos casos em Chapada e verificamos que essa violência é praticada por próprios membros da família, como pais, padrastos, tios e avos”, disse.

O Peti em Chapada atende 104 alunos de oito a 13 anos. De segunda e quinta, na parte da manhã, os alunos recebem aulas de música, e durante toda a semana, à tarde, eles recebem apoio pedagógico, aulas de percussão, cavaco, violão, flauta e aulas de teatro.

O Disque Direitos Humanos, conhecido como disque 100, foi criado em maio de 2003 para facilitar a denúncia de atos de agressão contra menores. Desde que o serviço foi implementado, foram registrados 66.982 denúncias em todo o Brasil.

A data foi escolhida em virtude de um crime ocorrido em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, e o corpo dela foi encontrado seis dias depois, desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os autores do crime nunca foram responsabilizados.

A orientação é que fique de olho no comportamento de seus filhos, pois qualquer mudança no comportamento ou humor, tentar conversar de maneira tranqüila e acolhedora, estabelecendo um diálogo e um clima harmônico que propicie a fala da criança.

A exploração sexual infantil dá pena de um a 12 anos de prisão. Denuncie ou procure ajuda nos telefones: secretaria de Assistência Social de Chapada – (65) 3301 2737, Conselho Tutelar- (65) 33011559 e 9639 9038, Delegacia – (65) 3301 1260, Disque Denúncia Nacional- 100 e em caso de emergência a Polícia Militar- 190.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comunidade se revolta e apreende ônibus escolar


Revoltados com a péssima condição da estrada de acesso a localidade, moradores do Assentamento Aroeira, região da Água Fria, “apreenderam” um ônibus escolar da prefeitura de Chapada, como forma de protesto. O grupo, também pretende ingressar com uma denúncia do descaso junto ao Ministério Público Estadual (MPE).

“Fizemos isso em protesto ao descaso da Prefeitura de Chapada com a nossa região. Chega de conversa mole e promessas ao vento, vamos cobrar por condições mínimas das nossas estradas, que são vitais para nosso ganha pão de cada dia”, desabafou a produtora rural, Marlucia Ferreira Campos.

O assentamento, iniciado em 2009, é formado por 48 lotes, onde a grande maioria sobrevive do plantio de hortaliças.

Eles reclamam que os alunos precisam andar até 4 quilômetros para pegar a condução escolar, que os levam até a escola no Distrito de Água Fria, aproximados 8 km do assentamento. Devido a essa problemática, do ônibus não entrar na comunidade, muitos acabam abandonando os estudos, que é bastante precário na zona rural.

A comunidade pediu a prefeitura que jogue cascalho no trecho mais crítico, algo próximo de dois km e arrume a cabeceira das pontos, dentro do assentamento. “O vice-prefeito Elias Santos e o presidente da Câmara, vereador Cabo Adão estiveram lá, mas até agora nada foi resolvido. Estamos cansados de ficar só na promessa”, disse Marlucia.

O produtor José Carlos de Souza denunciou que o maquinário da prefeitura ficou parado 30 dias em um dos lotes, sem fazer nenhum trabalho de recuperação da estrada, e retirado de lá. “A máquina estava lá no assentamento sem fazer nada, isso que é mais revoltante”, disparou.

José Carlos ainda destacou que grande parte dos produtores do Aroeira estão perdendo suas produções, devido a falta de acessibilidade da localidade. “Não tem como tirar uma produção inteira na cabeça, precisamos de estrada para que os veículos entrem e peguem a produção. Estamos perdendo dinheiro”, disse.

Outro lado

O secretário Municipal de Planejamento e Obras, Hudson Benedito da Silva, jogou a responsabilidade da falta de infraestrutura ao assentamento a um calote de uma empreiteira. Ele ainda declarou que foi pego de surpresa pela apreensão do ônibus escolar por parte dos moradores do assentamento.

Ele afirmou que as famílias receberam do governo federal R$ 70 mil para fazer a infra-estrutura do assentamento. Todavia, teriam contratado uma empresa privada para a parte de infra-estrutura, mas a empresa não realizou os serviços. Com isso, a prefeitura se sensibilizou com os problemas dos moradores e abriu as estradas e construiu uma ponte.

Segundo Hudson estava programado para o fim deste mês a prefeitura patrolar e cascalhar as estradas. “O terreno do assentamento é brejo e nossos maquinários são pesados, para não ficarmos atolados, planejamos os trabalhos no fim do período chuvoso, para o final deste mês. Mas, para nossa surpresa os moradores seguraram um ônibus escolar”, disse.

O secretário garantiu que até o fim deste mês os trabalhos estarão concluídos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

MPE estuda interdição do Mirante após queda de jovem


O Ministério Público de Chapada dos Guimarães estuda a possibilidade de ingressar com uma ação civil pedindo a interdição do ponto turístico conhecido como Mirante, depois que um jovem caiu em um dos penhascos no domingo (22). O resgate do corpo do mecânico de motos Suelmen Victor Evangelista de Moraes Macedo, 26, o "Gugu", foi concluído 21 horas depois que ele se desequilibrou e caiu, às 15h30. Ele estava na beira do penhasco onde foi fazer fotografias.

Cerca de 40 homens, entre bombeiros, policiais militares e oficiais do grupamento aéreo atuaram durante o período. Às 12h15 de ontem o corpo foi retirado do meio da mata, após despencar de uma altura de 90 metros. O corpo foi levado até a parte plana de acesso ao mirante e entregue aos peritos do Instituto Médico Legal (IML), para ser removido para Cuiabá.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Elias Santos é acusado de ameaçar empresário com arma de fogo


O vice-prefeito de Chapada dos Guimarães, Elias Santos (PMDB), está sendo acusado de ameaçar com uma arma de fogo o empresário Royi Menahen Riger. O caso envolveria um suposto episódio romântico do político e uma jovem moradora da Cohab Véu de Noivas, identificada como Libena Andrade, de 22 anos.

O empresário registrou Boletim de Ocorrência (2011.193465), feito no Cisc Verdão, em Cuiabá, em desfavor de Elias Santos, ao qual estaria dando em cima de sua namorada, Libena Andrade.

O fato da ameaça teria acontecido na porta da casa do empresário em Chapada, onde Elias em sua caminhonete o interpelou, com uma arma no banco do carro. Isso teria acontecido no dia 17, por volta das 18 horas.

Segundo BO, todo o fato foi presenciado pelo segurança do empresário. Royi teria falado para Elias não dar mais em cima de sua namorada, que ela não queria nada com ele.

Pelo apurado, Elias Santos teria tido um caso com a jovem durante o período eleitoral, que foi colocado sob suspeita pela sua família. A filha de Elias Santos, inclusive, teria agredido a jovem na posse de Elias como vice-prefeito. Na época, o caso foi abafado.

O caso foi remetido para Delegacia de Chapada. O delegado João Bosco Barros confirmou que o BO foi entregue para ele.

Outro lado – Elias disse que não tem conhecimento do fato. Ainda que se está sendo acusado vai interar sobre o assunto. Disse ainda que nunca teve nada com a jovem.

domingo, 22 de maio de 2011

VEJA LOCAL ONDE JOVENS "BRINCAM" DE PULAR NO MIRANTE - O "TRAMPOLIM"

Jovem de 26 anos morre ao cair em penhasco no Mirante


O jovem Suelme Vitor Evangelista de Moraes, de 26 anos, morreu na tarde deste domingo (22), ao cair do Mirante, 8 km de Chapada dos Guimarães. O acidente aconteceu por volta das 16 horas.

Moraes estava em uma pedra conhecida como "trampolim", onde geralmente os turistas vão para tirar fotos. Segundo relatos, ele teria escorregado e caído de uma altura de vinte metros. No momento, ele estava com amigos.

A altura total do penhasco é de 150 metros. Uma equipe dos bombeiros e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionados para tentar resgatar o corpo.O helicóptero é equipado com equipamentos para buscas noturnas. O jovem que morreu reside no bairro Cidade Alta, em Cuiabá capital.

Com MidiaNews

sábado, 21 de maio de 2011

EDITORIAL- Chapada e a onda de criminalidade

A verdade é uma só: quando se existe vontade para fazer valer as políticas públicas, tudo acontece. Chapada dos Guimarães vinha passando por um momento de caos diante da insegurança. A sociedade saiu as ruas e se mobilizou, cobrou dos poderes políticos. O Jornal da Chapada entrou na campanha e também fez a sua parte, mostrando a realidade, que chegou a ferir.

Esse esforço, pelo que estamos vivendo em nossa cidade, valeu a pena. A Polícia Militar, com o comando do major Waldemir Soares, ganhou nova roupagem. Carros da PM fazendo ronda pela cidade, abordagem e mais abordagem, passando a sociedade uma sensação de segurança. Tudo isso, reflexo da competência do agente militar, mas também do protesto da sociedade.

A questão da segurança pública estava se tornando cada dia mais complexa, especialmente, devido à obviedade da solução: repressão pura e simples. Enquanto as autoridades fechavam os olhos para esse problema, a sociedade chorava lagrimas de sangue, muitas vezes com entes queridos mortos devido a criminalidade. Um desses casos foi a jovem surrada na região do mirante. O caso caiu no esquecimento e até o momento não acharam os culpados.

Sem esse combate efetivo, os criminosos continuarão a cometer delitos, cada vez em maior número e com mais violência. A Polícia Militar tem que fazer a sua parte, a Polícia Civil na cidade precisa ganhar novos reforços, como pessoal, equipamentos e armamentos; já a sociedade precisa redobrar a atenção quanto a segurança e denunciar as autoridades.

Espera-se que essa mobilização tenha continuidade, que os índices de violência continuem em queda e que sirva-se de exemplo, pois quando a sociedade cobra as coisas começam a funcionar. No ano que vem, haverá eleições municipais, é o maior momento de uma sociedade se expressar e escolher seus representantes. Essa é a hora de fazer valer o direito de escolher bem, para no futuro termos representantes competentes e a altura para resolver nossos problemas.

A onda de criminalidade está caindo, mas não podemos cochilar, pois os bandidos estão assustados, mas não foram embora. Chapada vive um momento de paz, porém a guarda tem que continuar atenta. A onda passou e esperamos que ela não volte tão cedo para cá.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mulheres presa por tráfico foram transferidas para Rondonópolis


Jaqueline do Nascimento e Neuza Russa do Nascimento, presas por tráfico de droga no São Sebastião, ficaram presas de forma improvisada, alguns dias, na cadeia pública de Chapada, que não possui ala feminina.

As duas foram transferidas, recentemente, para Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis. Elas, inicialmente, seriam transferidas para a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, em Cuiabá, porém o presídio feminino está interditado pela Justiça.

Veja mais aqui

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cuiabá recebe Djavan no próximo dia 28 de maio


Cuiabá recebe no dia 28 de maio, o cantor e compositor Djavan em seu show de lançamento do novo CD, intitulado "Ária" (Luanda Records/Biscoito Fino), no Centro de Eventos do Pantanal. Sinônimo de uma apresentação emocionante, recheada de sucessos que marcaram várias gerações, Djavan está entre os grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Em seu primeiro disco exclusivamente como intérprete, Djavan revela as canções que compõem a sua memória afetiva e que o influenciaram. No repertório do novo show estão clássicos como "Sabes mentir" (Othon Russo), "Disfarça e chora" (Cartola/Dalmo Castello), "Brigas nunca mais" (Vinícius de Moraes/Tom Jobim), "Fly me to the moon" (Bart Howard), "Palco" (Gilberto Gil) e "Oração ao tempo" (Caetano Veloso), além dos sucessos "Flor de Lis", "Faltando um pedaço" e "Lambada de serpente".

O show leva assinatura de Mario Zeferino Produções, uma promoção Centro América FM, realização Flap Promoções, Eventos e Conteúdo, apoio cultural Óticas Diniz Prime, apoio Car Med, Relâmpago Distribuições e Marcos Correa Decoração. Os ingressos estão à venda na Casa de Festas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeitos de MT se reúnem em evento na Capital


A Associação Mato-grossense dos Municípios vai reunir os prefeitos para debater temas referentes à gestão pública nos dias 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural, em Cuiabá. Com o tema "Unindo forças para recuperar cidades", o XXVIII Encontro de Prefeitos Mato-grossenses conta com uma extensa programação de palestras, debates, além de contar com a divulgação de produtos e serviços para os municípios.

O credenciamento será a partir das 17 horas do dia 24. As 18 horas está programada apresentação cultural, seguida da abertura oficial, as 18h30. No dia 25, a partir das 8h30, terá início o ciclo de palestras, que vai se prolongar durante o dia inteiro. O evento será realizado pela AMM, em parceria com a Assembleia Legislativa e Governo do Estado. Já estão confirmadas as presenças do governador Silval Barbosa e do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, na abertura do evento.

O encontro de prefeitos é um dos mais tradicionais eventos realizados pela AMM, anualmente, para repassar aos gestores informações sobre vários temas, como os recursos disponíveis nas esferas governamentais e os trâmites legais necessários para captação dos recursos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

MPE propõe ação para instalar Procon na cidade

Após várias tentativas no âmbito administrativo, sem a obtenção de resultado satisfatório, o Ministério Publico Estadual teve que ingressar com ação civil pública contra o município de Chapada dos Guimarães, requerendo a implantação do órgão de defesa do consumidor (Procon).

Segundo o MPE, uma lei municipal sobre a matéria já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, mas até o momento, a instalação do órgão não foi viabilizada. Consta na ação, que há mais de um ano, a Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães vem tentando a resolução do problema por meio da expedição de ofícios e notificações recomendatórias.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Percival requer informações sobre R$ 480 milhões pagos à empreiteira


O deputado Percival Muniz (PPS) requereu informações para Secretaria de Estado de Fazenda sobre suposto pagamento de R$ 480 milhões que teria sido feito pelo governo do Estado em favor da empreiteira Andrade Gutierrez.

Requerimento de informação dirigido ao secretário estadual de Fazenda, Edmilson José dos Santos, foi apresentado pelo deputado Percival após o assunto ser repercutido em um site da Capital. “Esse requerimento é para esclarecermos se realmente houve esse pagamento a uma empreiteira, conforme saiu na imprensa, que não realiza obra no Estado há muito tempo”.

No requerimento de informações, o deputado solicita a relação dos pagamentos efetuados em favor da empreiteira Andrade Gutierrez, inclusive aqueles a título de precatórios, nos exercícios fiscais de 2008 a 2011. Requer as datas dos pagamentos, os valores, cópias das planilhas e demais documentos comprobatórios da origem dos créditos liquidados pelo Estado.

O secretário de Fazenda tem 30 dias para responder ao requerimento de informações encaminhado pelo Legislativo, conforme o artigo 28 da Constituição Estadual, sob pena de crime de responsabilidade pela sua recusa ou prestação de informações falsas ou incorretas.

domingo, 15 de maio de 2011

AMM vai mobilizar municípios para Encontro de Prefeitos


A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vai realizar nos dias 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural, em Cuiabá, o XXVIII Encontro de Prefeitos Mato-grossenses. Um dos principais eventos do calendário anual da instituição.

O presidente da AMM, prefeito Meraldo de Sá (PR), ressalta a importância da participação dos prefeitos na mobilização. “Vamos debater temas cruciais para os municípios, como a mudanças no índice do ICMS”, ressaltou.

O tema do encontro será “Unindo forças para recuperar cidades”, com foco no debate de questões municipalistas e análise crítica sobre as propostas de desenvolvimento para os municípios. A AMM contará com a parceria do Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

O evento vai propiciar aos prefeitos conhecimentos que visam mudanças estratégicas na condução da gestão administrativa e financeira das prefeituras, viabilizando a recuperação das cidades mato-grossenses.

O ciclo de palestras vai informar prefeitos e equipes sobre os recursos disponíveis nas esferas governamentais e os trâmites legais necessários para captação dos recursos. Haverá também a exposição dos produtos e serviços dos patrocinadores para os municípios.

Oito caminhões com lixo são retirados da Salgadeira

Aproximadamente oito caminhões com lixo foram retirados do Complexo da Salgadeira pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração. A ação fez parte do processo de interdição do balneário, conforme determinação judicial do Ministério Público Estadual (MPE).

Além da limpeza da área, a SAD disponibilizou mais de R$ 140 mil para a colocação de tapumes de metal galvanizados, que tem maior durabilidade, para lacrar totalmente o complexo, além da contratação da empresa para a retirada dos entulhos.

Depois de realizada a ação de interdição e limpeza do Complexo da Salgadeira, a SAD enviou um projeto de autoria da Secretaria de Turismo (Sedtur), para a revitalização do local. Para manter o local isolado e seguro, a secretaria também solicitou à Polícia Militar o patrulhamento 24 horas da região.

O projeto de revitalização do Complexo da Salgadeira, além de se adequar as exigências do MPE, prevê melhorias significativas aos turistas, mas lembrando que a população precisa fazer a sua parte.

Confira algumas melhoras propostas no projeto: estacionamento para 313 vagas, sendo 14 vagas para ônibus; Centro de Educação Ambiental e Administração da Salgadeira; Piscina; Ambulatório; Parques infantis; Praça de alimentação; Quadras poliesportivas; tendas para vendas de artesanatos; Espaço com churrasqueiras e duchas.

Após o parecer positivo do MPE, ainda será decido sob a responsabilidade de qual órgão ficará a administração da Salgadeira, além da execução da obra que está avaliada em aproximadamente R$ 10 milhões.

Interdição - O Complexo da Salgadeira foi interditado pelo fato do MPE ter constatado irregularidades ambientais e referentes à titularidade da área, como lixo e esgoto a céu aberto, erosão provocada pelos carros no estacionamento e falta de contrato de concessão de uso do espaço ou licenciamento ambiental para as atividades em área de preservação permanente.

Turismo já é complemento de renda em Chapada

Uma das novidades propostas no programa Qualitur em Chapada dos Guimarães, realizado pelo Sebrae em Mato Grosso, Secretaria de Desenvolvimento do Turismo e prefeitura municipal, é o turismo histórico e comunitário, cuja base será na Água Fria, região de antigos garimpos de diamantes, distante 38 km do centro da cidade e onde vivem 400 famílias. O turismo, em geral, constitui uma oportunidade para geração de renda à comunidade.

O presidente da Associação dos Moradores de Água Fria, Salvador de Paula, 50 anos, ex-garimpeiro, já desenvolve uma atividade turística em sua área de 30 hectares. Recebe grupos, especialmente de estudantes, curiosos em conhecer o funcionamento do garimpo. "Desde que o garimpo acabou, as pessoas vivem do plantio, mas é muito fraco, embora o lugar seja bom para viver", conta, acrescentando que o turismo é uma fonte de renda. Tanto que pensa em montar uma pousada e um restaurante.

"Estes novos produtos vão enriquecer a oferta em Chapada dos Guimarães e prender por mais tempo o turista", explica a técnica do Sebrae e gestora do projeto de turismo, Marisbeth Gonçalves. Na pesquisa do perfil do turista realizada pela instituição, foi detectado que os visitantes de finais de semana e feriados são originários basicamente da Baixada Cuiabana. O tempo de permanência é de dois dias e o gasto médio, de R$ 150 por dia. Já no meio da semana, predominam os turistas nacionais e estrangeiros, que permanecem três dias e gastam em média R$ 300 por dia.

Os principais produtos ofertados hoje são o Parque Nacional e a Caverna Aroe Jari. A metodologia do programa Qualitur é composta por sete etapas: estudo de casos de atrativos turísticos; estudo de casos de equipamentos turísticos; formatação dos produtos; capacitação; apresentação dos produtos; roteirização e acesso ao mercado.

sábado, 14 de maio de 2011

Referência

A Pomodori já é um dos “points” mais badalados de Mato Grosso, Além da boa culinária, os shows ao vivo, como os de jazz, já viraram atração para muita gente que mora em Cuiabá, por exemplo, e não encontra esse tipo de música por lá. Parabéns à Flávia e ao César!

Lei autoriza criação de espaço para realização de eventos


Os amantes do arracadão de carros e os rachas de som poderão ter um espaço destinado para esse tipo de prática em Chapada dos Guimarães. Essa possibilidade foi oficializa pelo prefeito Flávio Daltro (PP), ao decretar o projeto de Lei 1.438/2011, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Cabo Adão (PMN).

Na Lei sancionada, a Prefeitura fica autorizada a realizar investimentos para implantar a estrutura no local para seu funcionamento, além disso, permite que a administração municipal celebre parcerias e convênios para execução das obras.

Cabo Adão declarou que esse idealização desse espaço foi uma forma de controlar os abusos dentro do perímetro urbano, agradando aos que curtem essa modalidade e evitando com que os praticantes do som alto incomodem os moradores da cidade. “Tenho a experiência como policial e sei que essa situação é delicada, pois sempre um dos lados saem descontentes”, disse.

O parlamentar afirmou que buscará parcerias junto a iniciativa privada e fundos estadual e federal para construção do espaço. Ele afirmou que existe uma mobilização grande nessas duas atividades, tanto no arrancadão como nos rachas de som. “Chapada pode se tornar referencia nessas modalidades, inclusive, fazendo parte dos circuitos regional e também nacional”, declarou.

Vereador Cabo Adão disse que alguns espaços já estão em vista. Uma das possibilidades é na região na entrada para o Distrito da Água Fria ou na saída de Chapada para Cuiabá.

Jovem é detido acusado de roubar Bicicleta

Os policiais da 1ª CIPM prenderam Genivaldo Souza Lopes, de 18 anos. O caso envolvendo Genivaldo teria ocorrido no bairro Santa Cruz, em Chapada. Ele é acusado de ter pego a bicicleta de um garoto de 17 anos. O rapaz foi detido e conduzido até a delegacia.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mão leve

Um servidor da Secretaria de Educação pode ser demitido em breve. Existe a suspeita de que ele estaria furtando pertences da secretaria. Coisas pequenas, como materiais para escritório e produtos de limpeza. A coluna está investigando e trará mais detalhes em breve.

Sozinho

O prefeito Flávio Daltro continua encontrando dificuldades para garantir sua reeleição. Após anunciar que não seria candidato de novo, ele levou um puxão de orelhas do irmão, que é vice-governador. Como não tem vocação para agregar, Daltro já está tendo dificuldades dentro de seu próprio grupo.

Fernando Caldart não descarta enfrentar eleição


Com o nome cogitado para disputar a prefeitura de Chapada dos Guimarães em 2012, Fernando Caldart (PR) não descartou a possibilidade de candidatura. “Não estou trabalhando esse projeto, mas amanhã ou depois se for um projeto do grupo uma candidatura minha, pois sou filiado ao PR de Chapada, não posso dizer não”, declarou.

Fernando Caldart avaliou que o momento político favorece aos projetos do ex-prefeito Gilberto Mello (PR) – que pode ser barrado pelo projeto Ficha Limpa – e do vereador Thomaz Jefferson (PR). “O PR em Chapada tem esses dois nomes, sou partidário e sempre que puder ajudar assim farei; vamos aguardar a definição”, disse.

Quanto ao seu nome ter sido cogitado como possível candidato, Fernando Caldart avaliou que esse fato deve ter ligação com seu trabalho em ajudar Chapada. Ele garantiu que seu empenho em buscar recursos para a cidade não tem viés político eleitoral. “As pessoas confundem o ajudar com intenção política. Candidato ou não vou continuar ajudando Chapada”, afirmou.

Caldart foi presidente da Cepromat nas gestões do ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) e atualmente atua como representante político do senador em Cuiabá. Ele tem o desafio de manter o prestígio de Blairo Maggi em alta na Baixada Cuiabana.

Homem é preso acusado de furtar wisque

João Carlos Lucena Marques, de 34 anos, foi preso pela Polícia Militar, por suspeita de ter furtado uma garrafa de wisky de um estabelecimento comercial, no Centro de Chapada. Ele foi preso na rodoviária, em posse do produto.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sangue novo

Um conhecido empresário de Chapada está fazendo sondagens para tentar ser candidato a prefeito, no ano que vem. Bem relacionado, ele até já falou com o governador Silval Barbosa (PMDB) sobre o projeto. Como nunca disputou uma eleição, o empresário está conversando com a família a respeito. Além disso, ele já calcula o quanto precisará gastar, se for mesmo candidato.

PSD

Em Chapada, o comando do PSD deve ficar por conta do prefeito Flávio Daltro, que seguirá seu irmão, Chico Daltro. Ele já está assediando alguns vereadores, entre eles, é dado como certa a ida dos vereadores Satito (PV) e Enfermeira Rosa (PV), sua secretária de Saúde.

Ricardo Sarmento se prepara para eleição 2012


O empresário e suplente de vereador, Ricardo Sarmento (PPS), garantiu que mantém o projeto de disputar a prefeitura de Chapada no próximo ano. Ele ressaltou que vem fazendo o trabalho político junto a zona rural, tocando vários projetos. Ricardo aposta que poderá tirar a diferença para uma disputa junto aos eleitores das comunidades rurais.

Ricardo Sarmento apesar de ter se desligado da gestão do prefeito Flávio Daltro (PP), ao qual apoio nas eleições de 2008 e chegou a assumir a Secretaria de Agricultura, afirmou que não se coloca como candidato de oposição. “A minha bandeira não será a de oposição, mas sim a do desenvolvimento. O projeto de candidatura é por acredita na melhoria de Chapada”, declarou.

A respeito de seu caminho partidário, Ricardo Sarmento destacou que está sendo procurado por alguns partidos – que não revelou – e aguardará a reforma política para fazer qualquer mudança. “Estou no PPS, mas estamos avaliando outras opções e estamos sendo bastante procurados por outros partidos, uns que possibilitam uma filiação e outros que podem apoiar nosso projeto”, destacou.

Em caso de mudança de partido, o empresário afirmou que a tendência é que continue dentro das legendas que apoiaram a candidatura ao governo do empresário Mauro Mendes (PSB), bloco formado pelo PPS, PSB, PDT e PV. “Estamos conversando dentro desse grupo e quem sabe possa haver uma mudança. Tivermos uma conversa boa como o PDT”, disse.

Ricardo Sarmento destacou que os investimentos que estão previsto para o aterro sanitário da cidade foi iniciada por ele, quando esteve a frente da pasta municipal. Foram garantidos R$ 2,3 milhões a peça da Lei Orçamentária Anual (LOA/2011) para o projeto de construção e implantação do aterro sanitário de Chapada do Guimarães. “Deixamos esse projeto pronto e encaminhado a Sema”, afirmou.

Polícia Militar localiza celular em cadeia

Policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) localizaram um aparelho celular, juntamente com o carregador em uma das alas da cadeia pública de Chapada. Foram indiciados os reeducandos Deivit Felipe da Silva Sampaio, de 21 anos, Robson Rodrigues de Freitas, de 28 anos, e Weliton Edson dos Santos, de 21 anos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Borrachudo

Um cheque devolvido no valor de R$ 240,00 assombrou a Câmara de Vereadores da cidade. O comentário que ele virá à tona nas próximas semanas e será usado politicamente. Que isso!

Banheiros da Rodoviária estão sem condições de utilização


Fedor insuportável, urina espalhada pelo chão, estrutura precária e em péssimas condições de higiene. Esse é o estado deplorável ao qual se encontra os banheiros do Terminal Rodoviário Chico Moreira, de Chapada dos Guimarães. Detalhe: esse é, praticamente, o único banheiro aberto ao público na cidade.

Entre aqueles que utilizam o terminal e os comerciantes no local, a reclamação é generalizada. O fedor exalado pelo banheiro é tanto, que impregna em todo espaço, adentrando nos comércios. Esse fato atrapalha, inclusive, as vendas. Isso acontece, em especial, aos pontos de venda de lanches.

Pelo apurado pela reportagem, a limpeza dos banheiros, atualmente, é realizada pela empresa Expresso Rubi, que realiza a linha Chapada/Cuiabá. Entretanto, ficasse até cinco dias sem realizar uma limpeza no local. Os comerciantes da rodoviária afirmaram que pagam uma “taxa de contribuição” a Expresso Rubi, para realizar a manutenção do local.

A reportagem esteve no local e verificou as péssimas condições oferecidas aos usuários. O local é aberto ao público, sem a necessidade de que se paguem taxa de limpeza. O banheiro masculino estava muito sujo, com odor fétido, quase impossível de se permanecer lá dentro por pouco tempo.

Pelo visto, os usuários utilizam o chão para fazer as necessidades fisiológicas. Um local, aparentemente, de excessiva proliferação bacteriana, que vem a colocar em risco a saúde dos que entram no local.

A falta de limpeza, manutenção e hábitos nenhum pouco cuidadoso contribuem para que os microorganismos se proliferem dentro de banheiros.

Além disso, aparentemente, os equipamentos não estão funcionando, ou, funcionam em condições precárias. Não tem produtos como sabonete, toalhas descartáveis, papel higiênico, entre outros.

Usuários e comerciantes esperam que seja tomada uma providência quanto a esse fato. Os comerciantes devem, inclusive, formular uma denuncia junto ao Ministério Público Estadual, promotoria de Chapada dos Guimarães, para que intervenha no caso.

Terminal: péssima impressão

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, onde Cuiabá será uma das sedes do evento esportivo, a realidade da estrutura do Terminal Rodoviário de Chapada é vergonhoso. Como se sabe, o município foi de grande importância para que a Capital conquistasse a disputa pela sede do Mundial.

O Terminal Rodoviário é passagem obrigatória para aqueles que visitam Chapada pegando um ônibus. Descer e deparar com a falta de estrutura e com banheiros sujos e fedorentos, é no mínimo, repassar uma péssima impressão da cidade aos visitantes.

Ciúme: Jovem mata “cinquentão” com 5 tiros

José Alves Freitas, o Zé Pequeno, de 53 anos, foi morto com cinco tiros, por Joel Geraldo Persidonio, de 23 anos. O assassinato aconteceu dentro da Padaria do Seu Claudino, na comunidade rural de Jangada Roncador, em Chapada dos Guimarães.

Joel Geraldo se apresentou na Delegacia de Chapada, acompanhado de seu advogado, onde confessou o crime. Em seu depoimento, ele afirmou que Zé Pequeno dava em cima de sua mulher, o que teria motivado o crime. Até o momento, ele está respondendo o crime em liberdade.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Só buraco

O asfalto que liga Chapada a Campo Verde está feio. A pista está tomada por crateras.

Polícia prende mãe e filha chefiando boca-de-fumo no São Sebastião


A Polícia Militar prendeu mãe e filha chefiando uma boca-de-fumo, na rua das Palmeiras, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães. As prisões aconteceram no último sábado (7). Jaqueline do Nascimento, 22 anos e Neuza Russa do Nascimento, 46 anos, foram presas em flagrante vendendo pasta base de cocaína.

Os policiais chegaram até o ponto de venda e se depararam com Jaqueline em atitude suspeita. Ela estaria "passando algo" para Jefferson Araújo, que estava em uma moto, de placas NVD-7649, por volta das 17h50. Neste momento, os militares abordaram o rapaz e verificaram que ele havia recebido de Jaqueline duas trouxinhas de droga.

Segundo informações do Boletim de Ocorrência, Jaqueline ao ser abordada pela PM, gritou para sua mãe (Neuza), que estava na porta da boca-de-fumo, que jogasse a droga. Os militares encontraram seis "pedras" de pasta base com Neuza.

Assim que encontrou a droga, o tenente da PM Ferraz, determinou uma averiguação na casa, onde foram encontradas mais 21 trouxinhas de droga, prontas para comercialização, alguns pedaços de droga e R$ 284 em dinheiro. As duas foram presas e levadas para Polícia Civil.

Os militares ainda encaminharam para Delegacia de Polícia, Jefferson Araújo e um quarto envolvido, Josemar Ferreira dos Santos, que foi até o local com R$ 50, provavelmente, para comprar droga. Na casa, mora o garoto K.W.N.S, de 4 anos, filho de Jaqueline, que foi encaminhado ao Conselho Tutelar.

Carrão

O vice-prefeito Elias Santos (PMDB) virou o comentário da cidade. Ele apareceu com um “carrão” novo na cidade. A turma está fofocando que o possante do vice parece mais uma “ambulância” de tanto que chama a atenção.

Família acusa equipe do Hospital Santo Antônio de erro médico


Uma troca de sonda realizada no Hospital Santo Antônio, em Chapada dos Guimarães, acabou parando no Ministério Público Estadual (MPE). De um lado, a família do paciente acusa o corpo médico da unidade de erro. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde, rebate, e ressalta que o procedimento foi realizado corretamente, apesar do imprevisto ocorrido.

O paciente em caso trata-se de Evanir Eloy da Paixão, portador de tetraplegia motora com incontingência urinária, que necessita de manutenção da sonda vesical. A irmã dele, Rosilei Aparecida Eloy da Paixão, acusou um enfermeiro – ao qual vamos preservar o nome – de erro na troca da sonda vesical, machucando o canal da uretra. Chegando ao quadro de hemorragia, mas sendo liberado pelo médico de plantão.

“Meu irmão começou a sentir muitas dores, e nesse intervalo não saiu urina, somente, sangue (...) colocamos ele no carro e voltamos, novamente, para o hospital, onde o mesmo médico quando tirou a sonda espirrou sangue para todo lado. E nisso e começou, novamente, a hemorragia, onde tivemos que ir urgente para Cuiabá”, relata a irmã do paciente, em denuncia encaminhada ao MPE.

A família conta que teve que procurar um urologista. Na denúncia, ainda relata que é a segunda vez que isso acontece com seu irmão. Rosilei Aparecida declarou que tiveram que emprestar dinheiro para buscar atendimento na rede hospitalar privada em Cuiabá, devido ao sangramento que não parava. Ela diz que gastaram R$ 600,00 no internamento no Hospital Santa Rosa, na Capital.

Rosilei afirmou que ligou para a secretária de Saúde, enfermeira Rosa, reclamando do atendimento por parte dos profissionais do Hospital. “Rosa disse que o enfermeiro que nos atendeu é um bom profissional. Aí eu disse: sim ele é um profissional para animal porque o que ele fez com o meu irmão foi um ato de covardia”, declarou na denúncia.

Secretária minimiza denúncia

A secretária de Saúde, a enfermeira Rosa, declarou que o paciente possui um quadro clínico frágil, uma vez que está acamando há mais de oito anos. “Vale salientar que o próprio fato de manter um objeto estranho ao corpo humano (sonda vesical) provoca traumatismos permanentes no tubo uretral, o que significa fragilização das mucosas da uretra, portanto suscetível a traumas vasculares da mucosa já frágil e estenosadas”, justificou.

Rosa ainda ressaltou que ao se reintroduzir outra sonda, na troca, existe o risco de sangramento e infecções. Ela também sublinha que o próprio estado do paciente potencializa os riscos, considerando a tetraplegia, baixa resistência imunológica do doente. A secretária afirma que é necessário considerar: “todos os cuidados físicos e mentais que geralmente são negligenciados no âmbito da própria família, como alimentação, higiene e carinho”.

Quanto ao procedimento, Rosa assegurou que tudo foi realizado dentro do padrão de atendimento. Após a troca, foi constatada suspeita de infecção urinária, solicitando exames de ultrassom abdominal, exame de sangue e exame de urina. “Após as solicitações, foi realizado os exames e os resultados saíram em três horas, podendo assim constatar a infecção urinária. Ele inclusive já sendo medicado na seqüência”, disse.

A secretária relatou que todos os exames foram encaminhados ao MPE e os procedimentos e esclarecimentos também.

Polícia Civil prende irmãos por assassinato

Os irmãos Catarino de Almeida, 53 anos, e Nelson Serafim de Almeida, de 34 anos, foram presos pela Polícia Civil de Chapada. Eles são acusados de assassinarem Hemerson dos Santos Silva, de 37 anos. O crime aconteceu na comunidade de Capão Verde, região do Lago do Manso, em Chapada. Os irmãos confessaram o crime e estão presos em Chapada.

O assassinato, segundo apurado, foi motivado por uma briga entres a vítima e os irmãos. Ambos estavam alcoolizados – bebendo pinga - no Bar do Leandro, quando tudo aconteceu. Eles brigaram, Hemerson levou a pior e desmaiado, foi colocado pelos irmãos dentro de um buraco, de cabeça para baixo. Ele acabou morrendo asfixiado.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Caminhão da Prefeitura pode ter "provocado" acidente fatal


A falta de sinalização e a baixa velocidade do caminhão da prefeitura de Chapada dos Guimarães, quando trafegava na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), podem ter contribuído, diretamente, para o choque que provocou a morte do pecuarista Almir Alves da Conceição, de 66 anos, e de sua mulher, Iza Garcia Alves, de 62 anos.

O casal morreu após colidir a caminhonete Hilux, conduzida por Almir, na traseira do caminhão 1113, de placas JZR-2423, da prefeitura de Chapada, que carregava um trator retro escavadeira. Com o impacto, a caminhonete capotou e saiu da pista; o caminhão desceu uma ribanceira; o trator se soltou e foi lançado na pista. O acidente aconteceu próximo ao acesso ao Véu da Noiva.

Almir e Iza morreram na hora. Os corpos, inclusive, ficaram presos às ferragens. O caminhão era dirigido por Gercino Aparecido de Oliveira, de 31 anos, e tinha como passageiros: Alexandre Vitor de Lara Neto, 31 anos, e Edson Almeida Lara, 49 anos. Apenas um deles sofreu ferimentos leves. Os dois veículos seguiam no mesmo sentido, rumo a Chapada.

Em depoimento ao delegado João Bosco Ribeiro Barros, titular da Delegacia de Chapada, o motorista do caminhão, que é funcionário da prefeitura, confirmou que as luzes traseira, de sinalização do caminhão, estavam estragadas e que somente as do lado direito estavam funcionando.

Ele ainda confirmou que no momento do acidente estava em baixa velocidade, devido ao trator que estava transportando e a aproximação do redutor de velocidade na pista, na entrada do Véu das Noivas. O condutor do caminhão não precisou em qual velocidade estava.

O motorista contou ao delegado que, nesse momento, aproximadamente, 100 metros dos redutores, sentiu uma “grande pancada” na traseira do caminhão. Na seqüência perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O trator foi arremessado do caminhão. Pelo depoimento, a caminhonete bateu diretamente na traseira do caminhão.

A polícia não descarta a possibilidade de a caminhonete estar em alta velocidade. Até porque o impacto foi tão forte que parte do teto da caminhonete foi arrancada e parou debaixo do caminhão. Ainda retirando veículo da prefeitura da pista.

Delegado aguarda laudo

O delegado João Bosco declarou que aguarda um laudo pericial da Politec, para fazer uma avaliação sobre o acidente. Todavia, ele confirmou que existe essa suspeita de que o caminhão estava abaixo da velocidade mínima permitida, mas também que a caminhonete estava acima da máxima permitida.

João Bosco destacou que o fato é que aconteceu um acidente, que infelizmente, vitimou duas pessoas fatalmente, porém tudo será averiguado e investigado. “Estamos apurando as condições para esse acidente e se houver culpados, certamente, serão apontadas as responsabilidades. Estamos aguardando os laudos periciais”, disse.

domingo, 8 de maio de 2011

A Copa e o balde d’água fria


Muita gente está falando mil maravilhas sobre a Copa do Pantanal e os benefícios que o evento poderá trazer a Chapada dos Guimarães. Geração de emprego, mais turistas, investimentos em infra-estrutura, saúde, etc. etc. etc. Apesar do reflexo positivo que vai existir, é bom a gente não empolgar muito.

Isso porque, geralmente, nossas autoridades aumentam muito o tamanho das coisas, principalmente quando isso pode render prestígio e voto. Não há dúvidas de que a Copa vai significar muito para Cuiabá, Mato Grosso e Chapada, mas a coisa não deve ser tão grandiosa assim.

Um exemplo foi a mais recente Copa do Mundo, na África do Sul. O país, de terceiro-mundo, como o Brasil, enfrentou sérios problemas para conseguir cumprir todos os prazos e obra exigidos pela FIFA. A população de lá não conseguiu se adequar para receber turistas do mundo inteiro, sendo que funcionários foram importados de outros países. Hoje, muitas obras feitas estão abandonadas.

É importante falar isso para que a gente não se iluda. Em Chapada, além do teleférico, que é um avanço, muito pouco deve mudar. Se não houver uma base sólida garantida pela Prefeitura, para que empresas venham para cá e invistam pesado, pouco vai mudar.

Se a nossa população não tiver acesso a treinamentos para garantir mão-de-obra qualificada, não adianta: ninguém vai conseguir emprego. No caso do teleférico, por exemplo, certamente serão necessários funcionários que falem inglês ou espanhol para atender turistas de fora. O que os poderes públicos estão fazendo para tanto?

É claro que não se trata, aqui, de ser pessimista. Mas o Jornal da Chapada tem a obrigação de alertar os chapadenses de que é preciso se organizar, participar e cobrar das autoridades ações enérgicas e rápidas neste momento. Do contrário, a tão propalada Copa do Pantanal será apenas mais uma decepção para nós, chapadenses.

sábado, 7 de maio de 2011

Professor do Senai bate moto em ônibus e morre na hora


O professor Vinícius de Rezende, 29, morreu na manhã de hoje na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, ao bater sua moto, uma suzuki GSX 1300R , placa INL-6160, contra um ônibus da empresa TUT.

O acidente aconteceu por volta das 9 horas, no quilômetro 6. Vinícius, que dava aulas no Senai e era recém-casado, ia com um grupo de motoqueiros para Campo Verde. Ele morreu na hora.

A reportagem apurou que o ônibus fazia uma conversão na pista e, como vinha em alta velocidade, o motoqueiro não conseguiu frear. Na pista há uma marca de frenagem de 98 metros.

Ele bateu no meio do ônibus, placas NJA-9749 que estava atravessado na pista. Com o choque, ele foi projetado contra o veículo e bateu a cabeça.

O motorista do ônibus, Wanderley Rodrigues, 51, disse que o impacto foi muito rápido e que em nenhum momento viu que o motoqueiro se aproximava. "Eu estava fazendo o contorno em direção à Cuiabá, e senti um impacto. O mecânico que estava comigo pensou que eu tinha subido no meio-feio, foi quando percebemos que a moto tinha batido. É uma tragédia", lamentou.

O ônibus que Wanderley dirigia estava em teste após um reparo. "Estavamos fazendo um teste, é um procedimento normal da empresa. Infelizmente aconteceu o acidênte", disse.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Chapada dos Guimarães ganha trilha para deficiente visual

Chapada dos Guimarães está ganhando novas tecnologias para atender também aos turistas deficientes visuais. A primeira trilha de ecoturismo adaptada a este público está sendo montada no empreendimento Espaço Chapada Aventura, no Vale da Bênção.

A trilha é um dos 18 produtos que estão sendo formatados no programa Qualitur, implementado pelo Sebrae em Mato Grosso, Secretaria de Desenvolvimento do Turismo e prefeitura municipal. O objetivo é melhorar a competitividade turística do município. Eles serão apresentados no Salão do Turismo de São Paulo, em junho, e a partir desta data começam a ser comercializados.

Entre as adaptações está incluída a instalação de cordões com sinalização tátil e placas com nomes das plantas em braille.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Diogo Nogueira apresenta show da turnê “Sou Eu”


Cuiabá recebe neste dia 7 de maio, o cantor e compositor Diogo Nogueira para show da turnê de seu mais novo CD e DVD, “Sou Eu”, no Centro de Eventos do Pantanal. O sambista escolheu algumas músicas do repertório do novo disco, seus maiores sucessos e clássicos do samba. Além disso, o show contará com a participação especial do cantor Neguinho da Beija-Flor, na canção “Malandro é Malandro e Mané é Mané", composta pelo intérprete oficial da escola de samba carioca.

“Sou Eu” é o segundo DVD da carreira de Diogo Nogueira, que já se encontra na lista dos dez mais vendidos em todo o Brasil (DVD de Ouro). O CD e DVD foram registrados no dia 23 de julho de 2010, no palco do Vivo Rio, RJ, que teve casa lotada. Nessa noite, Diogo contou com a participação especial de grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione, Hamilton de Holanda, além dos dançarinos da Companhia de Dança Carlinhos de Jesus.

Dentre as novidades do show, Diogo apresenta “Pra que discutir com Madame” (Ary Vidal/Janet de Almeida), gravada especialmente para a novela das 21h, “Insensato Coração”, de Gilberto Braga. A interpretação do cantor, que está entre as mais pedidas em algumas rádios do Rio de Janeiro, vem recolhendo elogios da crítica especializada e de alguns formadores de opinião. “Incrível também foi Diogo Nogueira cantando “Pra que discutir com madame?”. É gostoso ouvir alguém cantar bem esse samba sem explicitar nenhuma consciência da gravação de João Gilberto. A música fica nova de um jeito intrigante (...). Mas ouvir essa canção cantada como simplesmente mais um samba bom interpretado por um ótimo cantor é uma espécie de milagre”, cita Caetano Veloso em sua coluna semanal no jornal O Globo.

Diogo Nogueira também interpreta os clássicos “Deixa eu te amar” (Mauro Silva/Camillo/Agepê), “Lama nas ruas” (Almir Guineto/Zeca Pagodinho), além de “É” (Gonzaguinha), que acaba de ser incorporado ao repertório do show. O sambista também canta um pot-pourri de inesquecíveis sambas enredo, para elevar a temperatura dos fãs. Além disso, o show contará com a participação especial de bailarinos da Companhia de Dança Carlinhos de Jesus.

Do repertório do último disco, foram escaladas “Tô fazendo a minha parte” (Gilson Bernini/Flavinho Silva), primeiro single do álbum, “Deus é mais” (Xande de Pilares/Leandro Fab/Ronaldo Barcellos),”Tô te querendo" (Xande de Pilares/Adalto Magalha/Almir Guineto) e “Amor imperfeito” (Leandro Fregonesi/Ciraninho).

Também do álbum "Tô fazendo a minha parte", o cantor interpreta “Sou eu”, presente inesperado que recebeu de Chico Buarque e Ivan Lins e que entrou no último momento no CD. A canção que batiza o novo DVD ganhou uma interpretação especialíssima com o trio reunido, na gravação no Vivo Rio.

Em apenas três anos de carreira, o Diogo Nogueira já contabiliza algumas grandes conquistas. E o ano de 2010 foi ainda mais especial para o cantor. No final de outubro, Diogo fez uma bem sucedida turnê pela Europa, que passou por países como Portugal, Itália, Inglaterra, França e Suíça. No dia 11 de novembro, o sambista ganhou o Grammy Latino 2010 de “Melhor Álbum de Samba”, pelo CD “Tô fazendo a minha parte”. Em setembro, já havia ganho, com o mesmo disco, o Vídeo Music Brasil 2010, prêmio da MTV, na categoria “Melhor Álbum de MPB”. Com a música homônima, o cantor também concorreu a “Melhor Clipe do Ano” (foi a primeira vez que um clipe de samba ganha indicação nessa importante categoria).

Diogo Nogueira sobe ao palco acompanhado dos músicos Cacau Castro (surdo), Henrique Garcia (cavaco), Wallace Peres (violão), Carlinhos de Castro (pandeiro), Daniel Felix (percussão), João Faria (baixo), Everton Brandão (clarinete, sax e flauta), Sandro Araujo (bateria) e Ari Bispo (Coro).

O show é uma produção Mario Zeferino Produções, uma promoção da Centro América FM, com apoio da Relâmpago Distribuições Car Med e Marcos Correa, que assina o layout do camarim dos artistas.

Serviço:
Show Diogo Nogueira e Convidados
Data: 07 de maio de 2011 (sábado)
Local: Centro de Eventos do Pantanal
Abertura dos Portões: 21h
Horário: 23h
Informações: (65) 3622-2566
Preços: Mesas R$ 500,00
Área Vip: 1º lote - R$ 75,00
2º lote - R$ 90,00
Pista: R$ 50,00 (Inteira) e R$ 25,00 (meia entrada).
Acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais em cadeira de rodas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Riva volta da Europa e diz que VLT superou expectativa


Um dos integrantes da comitiva do Estado que viajou à Europa para conhecer o sistema de transporte do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), afirmou que a expectativa foi superada em relação à possibilidade de o modelo ser implantado em Cuiabá com vistas a Copa do Mundo de 2014.

"Conversamos com os operadores para conhecer o sistema. A expectativa foi superada, fomos em estações e obras, não há dúvida de que é o melhor sistema", afirmou.Segundo Riva, o investimento para a implantação do sistema, que antes era tido como um dos entraves, não será tão alto como se imaginava.

"O modelo é extremamente viável e muito mais acessível do que pensávamos. Os custos serão menores e o investimento deve ser inferior a R$ 1 bilhão. Em Porto (Portugal), são 1 milhão de habitantes, população equivalente à soma de Cuiabá e Várzea Grande, e já tem 70 quilômetros de trilhos. Já está provado também que o VLT tem necessidade de pouco espaço e é um sistema limpo no critério ambiental", afirmou, em entrevista ao Midianews.

O parlamentar ainda está confiante em relação ao custo da tarifa ser relativamente baixo para facilitar o acesso da população em eventual escolha pelo Estado do sistema de VLT.

"A tarifa em Portugal custa R$ 1 euro, equivalente ao BRT. Lá, transita 20% da população e o governo subsidiou parte do custo tarifário. Em Cuiabá, a estimativa é que até 50% da população use o VLT, o que torna o preço mais acessível ainda".

Riva também destacou que o VLT gerou resultados positivos na Europa, interferindo até mesmo na educação do trânsito.

"A classe alta e média passou a usar o VLT com a criação de vários estacionamentos para deixar os veículos. Esse hábito ajudou a desafogar o trânsito na cidade", salientou.

Com MidiaNews

terça-feira, 3 de maio de 2011

Evento vai debater investimentos nos municípios do Vale do Rio Cuiabá


Nesta sexta-feira (6), prefeitos e demais líderes dos municípios que compõem o consórcio Vale do Rio Cuiabá vão participar de uma reunião na Associação Mato-grossense dos Municípios para debater o desenvolvimento regional

O painel Intervenções e Investimentos para a Região Metropolitana do Vale do Rio terá início às 8h e vai se prolongar durante todo o dia. A realização é da AMM, Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

O evento é dirigido a prefeitos, secretários municipais, técnicos e representantes dos seguintes municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilandia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste. As inscrições estão abertas no site da AMM: www.amm.org.br

A meta é desenvolver ações que promovam o fortalecimento dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, através do debate de ideias, troca de experiências e definições de ações que venham fomentar o desenvolvimento da região.

Entre os objetivos estão a apresentação das intervenções e investimentos dos órgãos dos Governos do Estado e Federal nos municípios, o debate das principais necessidades da região, além da adequação das ações de investimentos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ofertas de vagas de cursos técnicos pela Secitec se aproximam de 2 mil


O número de vagas ofertadas pelo governo de Mato Grosso para cursos técnicos gratuitos chegou a quase duas mil somente nesse primeiro semestre de 2011. Em um balanço feito pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), órgão responsável por capacitar a força de trabalho do Estado, de fevereiro a abril foram abertas 1.880 vagas divididas em 42 cursos técnicos de nível médio, com duração média de um ano e seis meses a dois anos.

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, a procura pelos cursos de qualificação atingiu a marca de 7.249 inscritos. Além de cursos técnicos, a Secitec oferece aos mato-grossenses cursos de capacitação, que duram entre 90 a 120 dias. Nesse segmento foram abertas nos ultimos dois meses 560 vagas em 15 cursos. A procura chegou a 1.225, mas ainda segundo Eliene Lima, duas das nove escolas técnicas da Secitec estão com o período de inscrições abertas e esse número de candidatos crescerá ainda mais.

Atualmente o Governo de Mato Grosso mantém espalhadas no Estado noves unidades educacionais públicas, responsáveis por realizar cursos técnicos e profissionalizantes. As chamadas Escolas Técnicas estão instaladas em Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Além de atender a população local, algumas unidades adotam o modelo de extensão de conhecimento para atender moradores de municípios vizinhos.

Como é o caso da escola técnica de Diamantino, que promove o curso de Agropecuária em Várzea Grande por meio de uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri). O mesmo ocorre em Rondonópolis, que promove cursos em Campo Verde, Sinop em Marcelândia, e Tangará da Serra, que implantou também cursos técnicos nos municípios de Sapezal e Chapada dos Guimarães.

domingo, 1 de maio de 2011

Nove pontos essenciais na região

O Comitê Pró-Copa de Chapada dos Guimarães é formado por empresários de Chapada e de Cuiabá que, junto à prefeitura local, defendem pelo menos nove pontos como essenciais para a promoção do turismo na cidade com vistas à Copa de 2014. Fora a duplicação da MT-251 (Cuiabá-Chapada) e as pavimentações para fechar o Corredor de Integração Turística, as propostas vão desde obras de saneamento a atrações propriamente turísticas.

Entre elas, estão duas reivindicações básicas. A primeira é de um novo sistema de água em Chapada, cujo abastecimento sempre entra em colapso durante grandes eventos, segundo aponta o Comitê. Tão básica quanto é uma solução para a precária coleta de lixo no município. Neste sentido, a boa notícia é que o projeto de aterro sanitário, de 11 hectares, já teve o licenciamento ambiental aprovado.

Outra boa notícia é a previsão para breve de uma licença de instalação do teleférico, equipamento de R$ 6 milhões que proporcionará a visitação a uma das maiores paisagens de Chapada, num local chamado Ponta do Campestre.

O teleférico é um dos principais pontos defendidos pelo Comitê, assim como a construção do Terminal Turístico do Campestre perto do distrito de Água Fria, a construção de um Centro Cultural e de Convenções em Chapada e a valorização arquitetônica da cidade. Além desta lista, o Comitê também defende e acompanha os projetos de revitalização turística dentro do Parque Nacional de Chapada.

Diário de Cuiabá